7 em cada 10 pessoas sentirão dor lombar ao longo da vida, segundo a Organização Mundial da Saúde
A dor lombar ou lombalgia, é uma queixa comum em todas as faixas de idade.
Ela é considerada a maior causa de incapacitação no mundo, além de ser o segundo motivo mais frequente de faltas no trabalho, de acordo com um estudo publicado no jornal médico The Lancet.
A coluna lombar é formada por vértebras que se conectam ao tórax, a cintura e as pernas, permite dessa forma que você faça grandes movimentos, além de garantir ações como: ficar em pé, levantar, andar e girar.
O envelhecimento, o sedentarismo, a obesidade e a perda de massa magra (músculo) são as principais causas do desconforto.
As principais queixas de dor estão relacionadas a movimentos bruscos, mau jeito para pegar objetos ou para levantar objetos pesados.
Classificação:
- Aguda: Aparece de repente ou logo após um determinado movimento. Tem duração de aproximadamente 6 semanas.
- Subaguda: Incomoda por seis semanas até três meses.
- Crônica: É intensa e persiste por mais de três meses.
- Referida: A sensação dolorosa parte de um ponto e irradia para outro (ex: glúteos ou perna).
O tratamento mais procurado é o medicamentoso ( sob prescrição) ele resolve a queixa no curto prazo, mas como a causa está relacionada geralmente ao sedentarismo e a falta de condicionamento físico, o ideal é buscar opções e mudança no estilo de vida.
Busque orientação física, pratique um exercício, faça uma alimentação balanceada e analise a rotina para melhorar o posto de trabalho.